Blog > Sites e Ecommerce > Tudo que você precisa saber sobre domínio de sites

Tudo que você precisa saber sobre domínio de sites

08/08/2018
Tudo que você precisa saber sobre domínio de sites
Você já deve saber que ter um site é indispensável para qualquer negócio hoje em dia, não é mesmo? Nos tempos em que vivemos, de nada adianta realizar um serviço incrível se você não puder ser encontrado na internet, seja para que os consumidores possam conhecer a sua marca ou até mesmo para vender os seus produtos online.

Mas criar um site não é tão simples assim, é um processo que precisa de atenção em certos pontos, que começam desde o domínio. Se você não sabe o que é o domínio de um site, entenda melhor assistindo o vídeo abaixo. Se já sabe, vem conferir o que nós, da Social Up, trouxemos hoje!



Compra de domínio


Diferente do que muitas pessoas pensam, a compra de um domínio é muito acessível. É possível comprar por cerca de R$40,00, que são cobrados anualmente, através de diferentes sites. O mais conhecido - e o que nós indicamos - é o registro.br.

Extensões de domínios


Você já deve ter percebido que os sites têm diferentes extensões, não é? Além das mais comuns (.com e .com.br), é possível encontrar uma infinidade, que geralmente identificam segmentos específicos. Você pode encontrar alguns como .net.br, .art.br, adv.br, gov.br, edu.br. O legal é que, quando você vai comprar o domínio para o seu site, você pode escolher a extensão que melhor se encaixa conforme a proposta da sua empresa ou instituição.

Diferença de domínio e hospedagem


Vale lembrar de não confundir duas coisas que são diferentes. O domínio você já sabe o que é, mas a hospedagem é o “espaço virtual” onde o conteúdo do seu site fica armazenado. É possível encontrar esse tipo de serviço tanto gratuito, quanto pago, devendo ser escolhido dependendo do que se tem como necessidade.

Os dois tipos de serviços são indispensáveis para colocar um site no ar, sendo partes básicas mas que você precisa dar muita atenção para garantir que tudo fique dentro do esperado.

É possível ter mais de um domínio


Um fato interessante é que você pode ter mais de um domínio direcionando para o mesmo endereço na internet, ou seja, para a mesma hospedagem. Isso é legal para casos em que as pessoas procuram sua marca/empresa de diferentes maneiras, facilitando que você possa ser encontrado.

URL amigável


Apesar de não fazer diferença para o rankeamento no Google ter uma palavra-chave no domínio ou não, a URL amigável é a estratégia que deve ser utilizada para que os consumidores possam memorizar o seu site de forma mais fácil.

A dica é que, tanto na compra do domínio, quanto na hora de pensar os links das categorias dentro do site, você lembre de conferir se as URLs estão atrativa e fáceis de entender, utilizando palavras que identifiquem o conteúdo que pode ser encontrado e hífens para a separação delas.

Essas são as primeiras coisas que você precisa saber para poder colocar o seu site no ar. Esperamos ter ajudado! Caso haja mais dúvidas, é só deixar nos comentários. E se você ainda não tem um domínio e nem site, entre em contato com a Agência Social Up e esteja presente online também!



Deixe seu comentário

Apenas seu nome e comentário ficará público, seu e-mail não será publicado.